Blog Jadapax

Voltar

​O que é Mal de Alzheimer?

- 04/06/2019

O que é Mal de Alzheimer?

O Alzheimer é a forma mais comum de demência causada pela deterioração e atrofia lenta e progressiva do cérebro. A doença não tem cura e os medicamentos apenas ajudam a preservar o que restou, além de possibilitar o tratamento de sintomas secundários como insônia e depressão. Em estágios avançados, os problemas de memória podem vir acompanhados de dificuldade de locomoção, comunicação e deglutição e incontinência.

Como prevenir o Mal de Alzheimer?

Podemos prevenir, ou retardar o processo desta doença, com simples mudanças de hábitos.

Alimentação Saudável

Você deve aumentar o consumo de alimentos ricos em gordura "boa", ou monoinsaturada, como as nozes, castanhas, amêndoas, etc; e gordura poli-insaturada, como ômega 3 e alimentos de folhas verde escura. Por fim, o vinho, principalmente o tinto, tem o poder de bloquear a perda de memória (mas lembre-se, com moderação!).


O Cafezinho de Todo Dia

A cafeína é um ótimo aliado na prevenção do Alzheimer. A substância combate as toxinas do Alzheimer no cérebro, o que previne contra a doença e também ajuda diminuir o comprometimento, caso a demência já tenha se iniciado.


Exercite a memória

Estudos mostram que, mesmo um cérebro acometido pelo Alzheimer, pode continuar funcionando se tiver muitos conhecimentos acumulados ao longo dos anos. E lembre-se: sempre faça algo novo. A resposta que o cérebro dá para qualquer novidade pode colaborar para evitar o Alzheimer.


Fique de olho na sua Pressão

Essa é uma das principais formas de adiar ou prevenir a demência. Se não for controlada, a pressão alta provoca perda de memória precoce, dobra as chances de desenvolver Alzheimer e aumenta em seis vezes o risco de demência vascular - quando o fluxo de sangue para o cérebro é reduzido ou bloqueado e, assim, os neurônios morrem por falta de nutrientes.


Mantenha-se Ativo

A prática de exercícios físicos estimula o cérebro. Outras pequenas atividades do dia a dia, como levantar da cama, também podem contribuir para grandes ganhos cognitivos.


Cuidado com o Excesso de Peso

Estudos mostram que indivíduos com sobrepeso ou obesidade apresentam degeneração severa do cérebro. Sabe-se também que uma dieta com menos calorias está relacionada à redução da taxa de envelhecimento cerebral.

Fonte:

www.veja.abril.com.br

www.cuidarebemestar.com.br


Comentar